
NOTÍCIAS
PORTAL DE NOTÍCIAS 'ARAÇATUBA E REGIÃO'
Os textos apresentados são 'releases' da Secretaria de Governo e Comunicação - Cidade de Araçatuba - SP
- ATUALIZADO EM 14/08/2025, ÀS 15H05 -

AGOSTO DOURADO
- O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba beneficiou, no primeiro semestre deste ano, 223 bebês prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais. No período, foram coletados 870 litros de leite de 480 lactantes de Araçatuba, Birigui e Guararapes.
A unidade é responsável por fornecer leite humano pasteurizado exclusivamente aos recém-nascidos de baixo peso que estão hospitalizados. O leite materno é um alimento completo, que fornece todos nutrientes e anticorpos que o bebê precisa nos primeiros meses de vida.
ESTOQUE BAIXO
Embora os números sejam expressivos, o BLH alerta que o estoque está baixo desde junho. Neste Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a unidade reforça a campanha de doação de leite humano e busca novas doadoras constantemente para evitar o desabastecimento do banco.
A enfermeira e coordenadora do Banco de Leite, Jesiela Passarini, disse que para manter o estoque em nível satisfatório e atender todos os recém-nascidos prematuros da cidade são necessários, em média, 180 litros de leite mensal. De janeiro a junho, a média captada foi de 145 litros por mês.
"Como houve queda na captação, devido ao período de férias e os dias mais frios, estamos seguindo critérios da Rede Global de Bancos de Leite Humano e atendendo, prioritariamente, os prematuros com maiores riscos de vida, conforme indicação do médico responsável pelas UTIs", explica.
Jesiela reforça a importância do leite materno e incentiva as mães com leite excedente a entrarem em contato com o BLH para doações. "Necessitamos de doadoras todos os dias para atender os prematuros. Esse ato de amor ajuda a salvar vidas de muitos recém-nascidos", ressalta a enfermeira.
COMO SER DOADORA
Para ser doadora, a lactante precisa produzir volume de leite superior às necessidades do próprio filho e estar bem de saúde. As mulheres que desejam doar podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelos telefones (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654.
A equipe do BLH vai até a residência, faz a entrevista e triagem com a mãe, leva os frascos esterilizados e a bombinha para facilitar a extração do leite. Uma vez por semana é feita a coleta domiciliar desse leite e novos potinhos são deixados. Nos seis primeiros meses do ano foram feitas 1.067 visitas.
"Todo leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído aos prematuros internados nas UTIs neonatais. O leite materno é um remédio único, que oferece benefícios vitais à saúde e ao desenvolvimento dos bebês", ressaltou Jesiela.
Conforme o Ministério da Saúde, o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, e reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos. Também diminuiu o risco de desenvolver hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
SERVIÇO
Banco de Leite Humano de Araçatuba
Endereço: Rua Dona Ida, 1.380, Bairro Aviação
Informações: (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654
ESCOLA MUNIC. DE ARTES
A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba recebe, de 14 a 20 de agosto, inscrições para os cursos gratuitos de teatro, artes visuais e artesanato que serão oferecidos pela Escola Municipal de Arte, novo projeto da pasta. São 225 vagas distribuídas entre as três oficinas.
Os cursos de artes visuais e teatro são destinados ao público de 7 a 21 anos. Já o artesanato é voltado para pessoas acima de 16 anos, incluindo jovens, adultos e idosos. As aulas acontecerão em dois polos culturais: CEU das Artes, no Jardim Atlântico, e na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral.
Para participar, é necessário se inscrever pelo site www.aracatuba.sp.gov.br/cultura. Serão formadas três turmas em cada curso. No ato da inscrição, o candidato deve escolher a turma de acordo com a faixa etária, o melhor horário das aulas e o polo em que pretende estudar.
POLOS CULTURAIS
As aulas estão previstas para começar no dia 25 deste mês. No polo da Biblioteca Municipal, os cursos de artes visuais e artesanato serão ministrados às segundas e quartas-feiras, a partir das 16h30. Já o teatro será às terças e quintas-feiras, com turmas às 18h30 e 19h30.
No polo cultural do CEU das Artes Takeshi Ussui, as oficinas serão distribuídas da seguinte forma: artesanato todas as terças-feiras, das 18h30 às 20h30; artes visuais às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30; e teatro aos sábados, das 9h às 11h. A duração dos três cursos será semestral.
INCLUSÃO CULTURAL
A dirigente da Unidade de Formação Cultural, Thaís Castilho Taiacol Candido, explicou que a Escola Municipal de Arte chega para democratizar o acesso às linguagens artísticas, promover a inclusão cultural e valorizar talentos da cidade. "É uma oportunidade para quem deseja mergulhar no mundo da criatividade e sensibilização", afirmou.
Conforme Thaís, a proposta do curso de artesanato é incentivar a criatividade e a expressão manual, conectando saberes da cultura popular à economia criativa, com possibilidade de geração de renda e fortalecimento da identidade cultural para jovens e adultos.
O curso de artes visuais visa desenvolver a sensibilidade estética por meio de diferentes técnicas e materiais, como desenho, pintura, colagem e fotografia. Já o teatro vai oferecer experiências cênicas que exploram corpo, voz, espaço e narrativas, despertando a imaginação, comunicação, socialização e expressão artística.
CURSO DE CONFEITARIA
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba e o Sebrae-SP estão com inscrições abertas para o curso gratuito "Aprenda a fabricar e vender produtos de confeitaria", com 16 vagas disponíveis. Podem participar pessoas acima de 18 anos que já atuem ou desejem empreender na área.
Os interessados devem fazer a inscrição, até o dia 20 de agosto, na sede do FSS, localizado na Rua Abramo Gon, 190, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, ou no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo. É necessário apresentar documento pessoal com foto e CPF.
AULAS
A capacitação será realizada de 1º a 16 de setembro, das 7h30 às 11h30, no Polo Educacional do Fundo Social. O objetivo é capacitar os participantes para que possam empreender na área de confeitaria, unindo técnicas de produção e gestão de negócios.
"É mais uma oportunidade de qualificação que estamos oferecendo em parceria com o Sebrae. Os alunos vão adquirir conhecimento técnico e comercial para fabricar e vender produtos de confeitaria com qualidade e excelência", afirmou a presidente do Fundo Social, Lenice Freitas.
SERVIÇO
Curso: Aprenda a fabricar e vender produtos de confeitaria
Inscrições: de 13 a 20 de agosto
Local: Fundo Social de Solidariedade e unidades dos Cras
Aulas: de 1º a 16 de setembro, das 7h30 às 11h30
Local do curso: Polo Educacional do Fundo Social
Endereço: Rua Abramo Gon, 190, Bairro Nossa Senhora Aparecida
MATRÍCULA ANTECIPADA / 2026
ÚLTIMA SEMANA
A Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba inicia em 4 de agosto o período de matrícula antecipada para o ano letivo de 2026. O prazo vai até 15 de agosto e é destinado a alunos da Rede Municipal de Ensino e das escolas conveniadas.
Devem fazer a atualização cadastral os pais ou responsáveis por crianças atualmente matriculadas na Etapa 2 da Educação Infantil (rede municipal) e no Maternal 2 (escolas conveniadas). O procedimento é obrigatório e pode ser realizado, a partir do dia 4 de agosto, pelo Portal do Aluno, no site aracatuba.demandanet.com, ou presencialmente, na escola da criança.
DADOS EXIGIDOS
A matrícula antecipada é voltada a estudantes que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental ou na Etapa 1 da Educação Infantil em 2026.
Entre os dados exigidos para a atualização estão o endereço atualizado, com comprovante recente (emitido nos últimos três meses, em nome dos pais ou responsáveis legal do aluno, ou, na ausência deste, anexar juntamente com o comprovante de residência declaração do proprietário do imóvel e/ou responsável comprovando residência no local).
Também é necessário apresentar indicação de irmãos matriculados na rede; solicitação de vaga em tempo integral (1º ano), com declaração de trabalho do responsável; necessidade de transporte escolar, conforme rotas existentes; indicação de responsáveis que estudam de dia; e ainda indicação de responsáveis com deficiência ou com 60 anos ou mais.
ALUNOS NOVOS
O prazo também atende pais ou responsáveis por crianças fora da Rede Municipal que desejam garantir vaga no 1º ano em 2026. O cadastro deve ser feito pela internet, no Portal do Aluno – Matrícula Antecipada, no site: https://aracatuba.demandanet.com/.
Nestes casos, é preciso preencher os dados pessoais da criança e anexar documentos como certidão de nascimento, RG, CPF, telefone para contato, comprovante de endereço e, se aplicável, os dados complementares exigidos aos alunos da rede.
Os pais ou responsáveis que não tiverem, acesso à internet pode procurar uma escola particular sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação e pedir auxílio por meio do telefone 3636-1202.
CADASTRO
A chamada escolar e o cadastro de crianças para a Educação Infantil para o ano de 2026 que se encontram fora da rede ou fora da escola, inclusive transferências, terão início em 15 de setembro. O procedimento poderá ser feito pelo site da Prefeitura: aracatuba.sp.gov.br e pesquisar por Central de Vagas, em qualquer escola ou no Atende Fácil.
Já para alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o prazo começa em 5 de janeiro de 2026, nos mesmos canais de atendimento.
Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Cemficas, as transferências e chamadas deverão ser feitas diretamente nas escolas com essa modalidade. A Secretaria ainda dispõe o telefone (18) 3636-1208 para atendimento.
EXPOSIÇÃO FOLCLÓRICA
A riqueza do folclore brasileiro estará em cartaz na exposição "Tradições do Folclore", que ficará aberta ao público de 11 a 27 de agosto na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral. Com entrada gratuita, a mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 13h às 17h.
A mostra é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba e o Museu do Folclore Anésia Vince Ferreira, de Penápolis. A exposição é um tributo aos costumes, tradições, mitos, lendas e festividades folclóricas que representam a identidade cultural do povo.
TEMÁTICAS
Os visitantes terão a oportunidade de ver peças que representam diferentes temáticas, sendo algumas delas: Literatura e Linguagem, Brinquedos e Brincadeiras e Instrumentos Musicais, apresentando um panorama de manifestações passadas de geração em geração.
A exposição reúne objetos folclóricos como dança de fitas, folhetos de cordel, livros, berimbau, viola de cocho, entre outros itens. A iniciativa é um convite para o público refletir sobre a riqueza cultural e como as tradições se manifestam no cotidiano.
PATRIMÔNIO IMATERIAL
O Folclore Brasileiro é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco e pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Isso significa que as diversas manifestações folclóricas são integrantes da memória e identidade do País, e devem ser preservadas.
A exposição Tradições do Folclore integra a programação especial "Trilhas do Patrimônio Cultural", promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. Ao longo deste mês, a iniciativa contará com diversos eventos, como palestras, rodas de conversa, visita técnica, contação de histórias e atrações musicais.
SERVIÇO
TRILHAS DO PATRIMÔNIO: Exposição "Tradições do Folclore"
Gratuito
Classificação: Livre
Data: 11 a 27 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 13h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Informações: mostra em parceria com o Museu do Folclore Anésia Vince Ferreira, de Penápolis
PATRIMÔNIO
HISTÓRICO E CULTURAL PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Araçatuba terá um mês dedicado à celebração do patrimônio histórico e cultural do município. De 1º a 23 de agosto, várias atividades educativas e culturais serão realizadas em espaços históricos, oferecendo ao público bate-papos, palestras, apresentações artísticas e exposições gratuitas.
Os eventos serão promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto). A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e o programa CultSP Pro também realizarão ações especiais no município.
RAÍZES
A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, pontuou que a proposta da programação especial de agosto vem ao encontro dos objetivos da administração municipal, que é o fortalecimento das raízes e da identidade da população araçatubense.
"Nesse sentido, a realização de ciclos formativos, como os que promoveremos ao longo do mês com importantes parceiros das esferas local e estadual, vêm fortalecer e dar visibilidade à política de conservação e valorização do nosso patrimônio local", afirmou.
JORNADA DO PATRIMÔNIO
A programação será aberta com a "Jornada do Patrimônio", nos dias 1º e 2 de agosto, destacando a importância da malha ferroviária no desenvolvimento da cidade. O Museu Ferroviário e a Casa do Engenheiro Chefe serão palco de muita música e palestras que irão resgatar a memória dos dois locais.
A iniciativa é do Governo de São Paulo, em parceria com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
TRILHAS
Entre os dias 5 e 23 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá as "Trilhas do Patrimônio Cultural", um conjunto de ações de valorização do patrimônio histórico e da cultura caipira de Araçatuba, com atrações no Museu Ferroviário e na Biblioteca Municipal.
O CultSP Pro, programa de qualificação profissional, inovação e sustentabilidade do Governo de São Paulo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), realizará no dia 19 de agosto uma palestra no Museu Ferroviário, seguida de uma visita técnica no Cemitério da Saudade.
Outro destaque da programação é a apresentação do Guia Histórico e Cultural de Araçatuba, uma realização da historiadora, professora e doutora em Ciência Política, Angela Inês Liberatti. Será no dia 21 de agosto, no auditório da Fundação Educacional Araçatuba (FEA).
BALCÃO DE EMPREGO
O Balcão de Empregos de Araçatuba realiza, no dia 21 de agosto (quinta-feira), um processo seletivo para o Frigorífico Humaitá. O atendimento será das 8h às 12h, na Avenida Waldemar Alves, 50, Bairro São Joaquim.
Serão 32 vagas para atuação em Guararapes (SP). São 30 oportunidades para auxiliar de produção, cargo que envolve manipulação de carne, limpeza, embalagem e operação de máquinas. É exigido ensino fundamental completo, sendo experiência na função um diferencial. O salário é de R$ 1.908,00.
Há ainda uma vaga para analista de tecnologia da informação, que exige formação superior completa e inclui atividades de suporte técnico, manutenção e administração da infraestrutura de TI da empresa.
Também está disponível uma vaga para controlador de qualidade, cargo que requer ensino médio completo e é responsável por identificar falhas e melhorar processos internos. Os salários dessas duas funções não foram informados.
Entre os benefícios oferecidos estão cesta básica, tickets alimentação, seguro de vida, assistência médica, vale aniversário, farmácia e refeitório.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (18) 3607-6630.
PROJETO GURI
O Projeto Guri, programa gratuito de educação musical do Governo de São Paulo, está com inscrições abertas para o segundo semestre. São 495 vagas disponíveis no polo de Araçatuba para crianças, adolescentes, jovens e adultos.
A iniciativa tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
Os cursos oferecidos são: iniciação musical para crianças e adultos, aulas de clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, eufônio, tuba, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, viola, violão, violino, violoncelo e canto. Há ainda cursos modulares de MPB/Jazz e prática vocal.
Não é necessário ter conhecimento musical prévio e nem instrumento próprio. Os cursos são destinados ao público de 6 a 18 anos. Maiores de 18 anos também podem fazer o curso de iniciação musical. As aulas começaram no dia 4 de agosto, mas as matrículas seguem até 29 deste mês, ou enquanto houver vagas.
COMO SE INSCREVER?
Para fazer a matrícula, é necessário comparecer ao polo de Araçatuba, acompanhado de um responsável, levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia), comprovante de matrícula escolar, uma foto 3x4 recente, RG do responsável (original e cópia) e comprovante de endereço.
O polo do Projeto Guri está localizado na Rua Tabajaras, 154, na região central da cidade. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone para contato e mais informações é o (18) 3621-2052.
REGIÃO
O Guri oferece outras 1.700 vagas nos polos da região. O projeto está presente em Alto Alegre, Andradina, Avanhandava, Bilac, Birigui, Castilho, Clementina, General Salgado, Ilha Solteira, Jales, Lavínia, Luiziânia, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Rubiácea, Santópolis do Aguapeí e Valparaíso.
Referência em formação musical, o programa está completando 30 anos em 2025. É uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, sob gestão da Santa Marcelina Cultura, que está presente em mais de 500 polos de ensino em todo o Estado, oferecendo mais de 100 mil vagas gratuitas.
SERVIÇO
Projeto Guri – Polo Araçatuba
Endereço: Rua Tabajaras, 154, Centro
Funcionamento: segunda a sexta, 8h às 11h e das 13h às 18h; sábados, 8h às 12h
Informações: (18) 3621-2052
FEIRAS LIVRES
As feiras livres de Araçatuba são referência para quem busca alimentos frescos, de qualidade e com bons preços. Além de aproximarem produtores e consumidores, movimentam a economia e reforçam o papel da agricultura familiar no município.ncionando de quarta a domingo em diferentes regiões, elas reúnem dezenas de produtores e comerciantes que levam diretamente à população uma variedade de frutas, verduras, legumes e produtos artesanais.
Mais do que locais de compra, as feiras são espaços de convivência entre produtores e consumidores. Muitos feirantes conhecem os clientes pelo nome, garantindo um atendimento personalizado que reforça a confiança e o vínculo entre campo e cidade.
As feiras funcionam das 6h às 12h em pontos fixos:
• quartas-feiras: na Praça Etore Protti;
• quintas: na Praça São João;
• sábados: na Praça do Paraíso;
• domingos: na Praça Olímpica.
FEIRA DO PRODUTOR
Além das feiras livres, Araçatuba realiza a Feira do Produtor Rural, toda terça-feira, das 15h30 às 19h30, na Praça Getúlio Vargas.
A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural.
A feira reúne oito expositores, que vendem diretamente ao consumidor frutas, verduras, embutidos, defumados, café e itens de artesanato. A ausência de intermediários garante frescor aos produtos e maior retorno para os produtores.
VALORIZAÇÃO LOCAL
Para o assessor executivo de Desenvolvimento Agroindustrial, César Rezek, as feiras representam mais do que comércio. "Valorizar esses espaços é reconhecer o trabalho dos pequenos produtores e garantir alimentos frescos e de qualidade para a população. É nesse contato direto que campo e cidade se conectam de forma justa e transparente", afirma.
IMPACTO NA COMUNIDADE
As feiras livres e a Feira do Produtor Rural são opções acessíveis para quem busca qualidade e deseja apoiar a agricultura familiar. Elas fortalecem a economia, promovem hábitos saudáveis e mantêm viva uma tradição importante para a região.
CADERNO DE MEMÓRIAS
Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Araçatuba produziram, neste mês, o "Caderno de Memórias". O objetivo foi preservar e valorizar as memórias individuais e coletivas, promover a inclusão e diálogos intergeracionais, além do estímulo à escrita.
A atividade sociocultural foi desenvolvida em parceria com a produtora Peixe Persa Produções, sendo financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. A iniciativa contou com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura.
ESTIMULADOS
A coordenadora do CCI, Aretusa de Paula Rodrigues Exaltação, explicou que os idosos participaram de quatro oficinas e foram estimulados a documentar suas histórias, hábitos e valores, por meio da criação de um diário. Foram utilizados, como técnicas, colagens e escritas criativas.
"O projeto Caderno de Memórias atende alguns dos objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são: contribuir para o envelhecimento saudável e ativo, o desenvolvimento da autonomia e a sociabilidade, e o fortalecimento dos vínculos comunitários", ressaltou.
CENTRO DE CONVIVÊNCIA
Cerca de 40 idosos são atendidos pelo CCI. Na unidade socioassistencial, que fica na rua José Guerra, 210, no Bairro Jardim Moreira, eles participam de atividades e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, educador social e facilitador de oficinas.