NOTÍCIAS

PORTAL DE NOTÍCIAS 'ARAÇATUBA E REGIÃO'

Os textos apresentados são 'releases' da Secretaria de Governo e Comunicação - Cidade de Araçatuba - SP

- ATUALIZADO EM 28/12/2025 - 






FEIRAS LIVRES

As feiras livres de Araçatuba são referência para quem busca alimentos frescos, de qualidade e com bons preços. Além de aproximarem produtores e consumidores, movimentam a economia e reforçam o papel da agricultura familiar no município.ncionando de quarta a domingo em diferentes regiões, elas reúnem dezenas de produtores e comerciantes que levam diretamente à população uma variedade de frutas, verduras, legumes e produtos artesanais.

Mais do que locais de compra, as feiras são espaços de convivência entre produtores e consumidores. Muitos feirantes conhecem os clientes pelo nome, garantindo um atendimento personalizado que reforça a confiança e o vínculo entre campo e cidade.

As feiras funcionam das 6h às 12h em pontos fixos:

• quartas-feiras: na Praça Etore Protti;

• quintas: na Praça São João;

• sábados: na Praça do Paraíso;

• domingos: na Praça Olímpica.

FEIRA DO PRODUTOR

Além das feiras livres, Araçatuba realiza a Feira do Produtor Rural, toda terça-feira, das 15h30 às 19h30, na Praça Getúlio Vargas.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural.

A feira reúne oito expositores, que vendem diretamente ao consumidor frutas, verduras, embutidos, defumados, café e itens de artesanato. A ausência de intermediários garante frescor aos produtos e maior retorno para os produtores.

VALORIZAÇÃO LOCAL

Para o assessor executivo de Desenvolvimento Agroindustrial, César Rezek, as feiras representam mais do que comércio. "Valorizar esses espaços é reconhecer o trabalho dos pequenos produtores e garantir alimentos frescos e de qualidade para a população. É nesse contato direto que campo e cidade se conectam de forma justa e transparente", afirma.

IMPACTO NA COMUNIDADE

As feiras livres e a Feira do Produtor Rural são opções acessíveis para quem busca qualidade e deseja apoiar a agricultura familiar. Elas fortalecem a economia, promovem hábitos saudáveis e mantêm viva uma tradição importante para a região.



CADERNO DE MEMÓRIAS

Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Araçatuba produziram, neste mês, o "Caderno de Memórias". O objetivo foi preservar e valorizar as memórias individuais e coletivas, promover a inclusão e diálogos intergeracionais, além do estímulo à escrita.

A atividade sociocultural foi desenvolvida em parceria com a produtora Peixe Persa Produções, sendo financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. A iniciativa contou com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura.

ESTIMULADOS

A coordenadora do CCI, Aretusa de Paula Rodrigues Exaltação, explicou que os idosos participaram de quatro oficinas e foram estimulados a documentar suas histórias, hábitos e valores, por meio da criação de um diário. Foram utilizados, como técnicas, colagens e escritas criativas.

"O projeto Caderno de Memórias atende alguns dos objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são: contribuir para o envelhecimento saudável e ativo, o desenvolvimento da autonomia e a sociabilidade, e o fortalecimento dos vínculos comunitários", ressaltou.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Cerca de 40 idosos são atendidos pelo CCI. Na unidade socioassistencial, que fica na rua José Guerra, 210, no Bairro Jardim Moreira, eles participam de atividades e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, educador social e facilitador de oficinas.